Hoje vou explicar-vos como fiz. Vamos costurar?
Materiais:
- 1 rectângulo de tecido com 45cm largura x 28cm de altura para o exterior;
- 1 rectângulo de tecido plastificado com a mesma medida para o interior;
- 1 rectângulo de tecido com 45cm de largura x 36cm de altura para o bolso dos pincéis;
- 2 metros de viés com 5 cm de largura;
- Beitão ou outro enchimento;
- 1 botão
- Tesoura e caneta para tecido;
- Ferro de engomar;
- Máquina e linha de costura;
- Muito amor e carinho!
Confeção
1. Dobramos o rectângulo para o bolso a meio e vincamos com o ferro, de seguida colocamos em cima do tecido plastificado e alfinetamos bem (como sabem o tecido plastificado escorrega e ficamos com o bolso torto, e não queremos isso!). Com a caneta de tecido marcamos as linhas onde vamos coser os vários compartimentos dos pincéis, de acordo com este esquema:

Cosemos os compartimentos com um pesponto não muito largo para que fiquem bem seguros, e rematamos no início e no final da costura.

Cosemos os compartimentos com um pesponto não muito largo para que fiquem bem seguros, e rematamos no início e no final da costura.
2. Com o interior concluído, passamos para a parte exterior. Começamos por coser o tecido ao enchimento com um pesponto em toda a volta, no final aparamos o excedente (é importante que o enchimento seja ligeiramente maior que o rectângulo de tecido porque, como se vai aperceber, o tecido tem tendência a crescer).
3. Com ambos os lados prontos, interior e exterior, vamos agora tratar do viés. Se optar por comprar o viés já pronto ignore este passo, caso tenha algum tecido que gostasse de utilizar como viés eu explico como fazer. Em primeiro lugar cortamos um quadrado de tecido com 50 x 50 cm, de seguida dobramos em triângulo e novamente num triângulo mais pequeno. Com régua e cortador circular cortar, do lado das dobras, uma tira com 2,5 cm (quando desdobrar verá que fica com os 5cm que deve ter o viés); para cortar a próxima tira já terá de ser com 5 cm de largura, e assim sucessivamente até ao fim do triângulo.
Para concluir a tira de viés, cosemos as tiras da seguinte forma:
Quando tivermos todas as tiras de viés cosidas entre si vincamos com o ferro de engomar, primeiro vincamos 1 cm de cada lado para dentro e no final vincamos a meio.
4. Cortamos 45 cm à tira de viés e cosemos em todo o seu comprimento do lado aberto. De seguida cose-se a tira a meio do lado esquerdo interno, e virada para dentro. Unimos ambas as partes, interna e externa, costas com costas, alfinetamos e cosemos em toda a volta.
Para facilitar a aplicação do viés em toda a volta, eu optei por arredondar os cantos. É muito simples, com a ajuda de um copo ou alguma superfície com base circular marcamos o canto com a ajuda de uma caneta de tecido e cosemos sobre essa linha e no final aparamos a 6 mm da costura; se achar mais simples pode fazer os cantos logo de início, quando cortar os rectângulos dos tecidos.
6. Por último cosemos o viés em toda a volta. Em primeiro cosemos do lado interior, começando de preferência pelo lado oposto ao qual cosemos a fita, com um pesponto em cima do vinco, viramos, dobramos e cosemos do lado exterior. Antes de passar a fita, vire-a para fora e continue a coser.
É importante que no início, antes de começar a coser o viés, dobre ~ 1 cm para dentro, como pode ver na foto abaixo.
Tudo prontinho agora é só coser o botãozinho! Colocamos os pincéis, fechamos e está pronta a nossa nova bolsinha! Gostaram?
Se tiverem dúvidas podem enviar-me email para chadecostura@gmail.com.
Boas costuras e boas criações!
No Comments Yet, Leave Yours!